top of page

Teatro expandido. Experiência. Arte e tecnologia.

 

Nos últimos 11 anos, fomos um espetáculo de trinta dias, um ator invisível, personagens em áudio 3D, um edifício espelhado, um casal isolado, um reality show sobre o nada e QR Codes espalhados pela cidade. Viajamos pelo Brasil e pelo mundo. Agora, às portas de sua segunda década de existência, a ExCompanhia de Teatro reafirma sua vocação ao risco e à inventividade a partir de novas provocações, ideias e perguntas.

 

Somos um coletivo de artistas conectados com o contemporâneo que busca, através de formatos cênicos inusitados, discutir temas urgentes da sociedade, tendo sempre o público como parte de suas obras. Seja num palco, na tela de um smartphone ou nas ruas das cidades, a ExCompanhia de Teatro convida o público a um mergulho profundo em experiências cênicas únicas, onde arte e tecnologia se fundem dentro de algoritmos, histórias, personagens e atores, discutindo e ampliando a ideia de cena, representação, teatro.

Gestão e núcleo criativo atuais

CkhC18tr_Nf075_edited.jpg

​BÁRBARA SALOMÉ - Atriz e palhaça | Criativo 

Atriz pelo curso de Formação de Atores da UFOP e especializada em Humor pela SP escola de Teatro. Pesquisadora da linguagem da palhaçaria. É Integrante do Povo Parrir que une povos indígenas e palhaçes. Colabora com diversas companhias, entre elas: C A S A _ coletivo de arte, CaTi - Caxote teatro íntimo, Caxote Coletivo, entre outras. Pelo espetáculo "Por acaso, navalha" foi indicada "Artista Revelação" no Prêmio R7 Melhores do Teatro. Criou os projetos NA CAMA - uma webserie sobre um casal confinado com o artista José Sampaio e o projeto "Atendimento Psico - riso - mágico" onde atendeu online como palhaça - terapeuta pessoas de diversos lugares do mundo. Em 2022 estreou o solo de palhaça "Não aprendi dizer adeus" com direção de Rafaela Azevedo e indicado pela Folha de São Paulo como umas das 25 melhores peças de 2022. 

_DSC7245_OK_edited.jpg

BERNARDO GALEGALE - Diretor e dramaturgo | Núcleo histórico e fundador

Artista, gestor cultural e pesquisador em Informação e Cultura. Atualmente é Coordenador Geral de Centros Culturais e Teatros da SMC. Bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH-USP, mestre e doutorando em Ciência da Informação na ECA-USP, estuda mediação, políticas culturais, novas tecnologias e sociedade. Professor universitário, atua ativamente na área das artes multimídia e da produção cultural. Na academia desenvolveu a pesquisa Estado, Economia e Classes Sociais em Octavio Ianni (bolsista PIBIC-CNPQ 2008), e Mediação cultural no âmbito da Web 2.0: interatividade, participação e experiência (bolsista CAPES 2015-2017) É um dos fundadores do MOTIN - Movimentos dos Teatros Independentes de São Paulo.

Captura de Tela 2023-04-19 às 12.32_edited.jpg

DANIEL WARREN - Ator e apresentador | Criativo

Daniel Warren (São Paulo4 de setembro de 1977) é um atorprofessor, produtor e apresentador brasileiro. Com mais de 20 espetáculos na carreira, ele é também conhecido por ter apresentado o programa Art Attack do canal Disney Channel por 12 anos. Também apresentou o programa Click no canal pago Gloob. Desde sua especificação na artes cênicas, ele dá aulas de teatros e oficinas de arte. Em 2017, foi indicado ao Prêmio Shell de melhor ator pelo espetáculo Pontos de Vista de um Palhaço. Em 2018, lançou um livro infantil, O Livro de Fazer Ideias, pela editora Panda Books.

Captura de Tela 2023-05-04 às 15.54_edited.jpg

FERNANDA RANIERI  - Agente artística e diretora de elenco | Captação e gestão de projetos

 

Fernanda Ranieri iniciou sua trajetória em 2010, na Ranieri Full Casting, escritório de agenciamento artístico que gerencia até hoje, atendendo as principais produtoras do mercado publicitário.  Em 2016 assumiu um novo desafio e, em parceria com Deborah Carvalho, criou a Castinglab, escritório de agenciamento de talentos exclusivos com foco em cinema e TV. Atualmente gerencia a carreira de quase 70 atores, executando um trabalho contínuo de prospecção, curadoria e planejamento de carreiras. Paralelo a sua trajetória como agente artística, também atuou como diretora de elenco em projetos de cinema, como os longa metragens "Elis" e "Angela", ambos com direção de Hugo Prata, "Cabras da Peste" e "Dente por Dente", ambos com direção de Julio Taubkin e Pedro Arantes, entre outros.  Atualmente se dedica também à gestão e captação de recursos para projetos culturais.

_DSC7245_OK (1)_edited.jpg

GABRIEL SPINOSA - Músico e produtor de som | Núcleo histórico

Músico, produtor musical, ator e locutor, formado em teatro pela Escola de Teatro e Televisão Incenna e em Produção Musical pelo Instituto de Audio e Vídeo (IAV). Integrou o Coletivo DMV22: espetáculos multimídia “Vrum” e “Vrumzinho”, apresentados no Brasil e na Europa. Trilha sonora para o espetáculo "ENTRE" na Bienal de Dança de Santos 2011. Produtora S de Samba em 2013 onde produziu grandes campanhas publicitarias. Na ExCompanhia de Teatro, “Frequência Ausente 19Hz”, desde 2015, “O Enigma Voynich” em 2017, “Se Eu Estivesse Aí” em 2020, na concepção e direção do espetáculo “ExReality” também em 2020, “Vozes do Itororó” como dramaturgia, direção e direção de som, “Vozes do Independência” como diretor de som, trilha e produtor. Trilha sonora do espetáculo de dança AUTO-MAR, de Juliana Maia.

077A0338-Editar_edited.jpg

GUSTAVO VAZ - Diretor, dramaturgo, ator e escritor | Administração, criativo, mídias sociais e fundador

Formado pela Escola Técnica de Teatro Martins Penna. No teatro, com diversos espetáculos em sua trajetória, recebeu em 2018 os prêmios Shell e Cesgranrio de Melhor Ator e os prêmios Botequim Cultural e Cenym de Melhor Ator Coadjuvante por "Tom na Fazenda". Como dramaturgo, em 2017, recebeu o Special Award de dramaturgia no Festival of International Alternative Theatre em Podgorica, Montenegro, pela experiência "Frequência Ausente 19Hz" da ExCompanhia. É um dos fundadores do grupo e tem vasta carreira no audiovisual, com importantes trabalhos em plataformas como Netflix, Globoplay e Amazon, além de tv e cinema. Em 2023 lançou pela Editora Mondru “Como não morrer de uma só vez”, seu primeiro romance.

CIn8fmwndbb627_edited.jpg

JOSÉ SAMPAIO - Ator, diretor, dramaturgo e produtor | Administração, criativo e mídias sociais

Formado pelo CPT de Antunes Filho, pelo curso de Atuação da SP Escola de Teatro e em Palhaço pelos Doutores da Alegria. É também Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), ganhador do prêmio de melhor tese em Economia da Arte e da Cultura de 2009. Realizou mais de 50 obras como ator, diretor e dramaturgo, entre peças teatrais, séries, curtas-metragens, performances e obras multimídias em trabalhos autorais e dentro de importantes companhias e produções de São Paulo em em obras premiadas com Shell, APCA e prêmio CPT.

Artistas colaboradores

unnamed_edited_edited.jpg

JOHNNAS OLIVA - Ator e artista plástico

Cursou Administração em marketing e Comunicação Social – Rádio e TV na Anhembi Morumbi / Graduação. Fez Teatro Escola Macunaíma e Oficina de Atores da TV Globo em 2008 ( Rio de Janeiro). Johnnas atuou em mais de 20 peças teatrais entre musicais, infantis e adultos, 56 curtas-metragens, 82 filmes publicitários e mais de 20 séries de televisão [2] [3]entre elas:  Sessão de Terapia (GNT) [4],  O Negócio (HBO) [5], Na Mira do Crime (FOX),  Desprogramado  (Multishow), Descolados (MTV),  A Grande Família, Aline  e Tal Filho, Tal Pai (Globo) e também na super produção do Globoplay ‘Ilha de Ferro’ com o personagem BORRACHA[6]  um novato petroleiro, e em  4 longas metragens. Em telenovelas deu vida ao personagem Enéas [7] na novela 'Haja Coração' [8]na Rede Globo, e a personagem Vitor na segunda versão da novela ‘Chiquititas’ no SBT.

CjVdCFDuuDo313_edited.jpg

THIAGO ANDREUCCETTI - Ator e palhaço

Cursou Artes Cênicas na Fundação das Artes em São Caetano do Sul, se formando em 2006. Sua formação inclui cursos e oficinas com diversos criadores, dentre os quais se destacam: Mario Bolognesi, Esio Magalhães, Tiche Viana, Bete Dorgan, Aziz Gual, Eduardo Okamoto, Drs. da Alegria, Luciano Draetta, Claudio Carneiro e André Casaca. Em teatro fez parte de dezenas de produções trabalhando com diretores como Francisco Medeiros, Hugo Possolo, Cris Lozano, Fernando Escrich e Ricardo Karman. Foi duas vezes indicado ao premio de ao Premio FEMSA de Teatro (2009 e 2011) e recebeu o Premio FETESP de Melhor Ator em 2006. Praticante de Mastro Chinês. Em 2017 participa da seletiva brasileira do Cirque du Soleil como artista físico termina entre os finalistas, passando a integrar o casting do maior circo do mundo. No ano seguinte integra o elenco do show Amaluna, em turnê pela América do Sul e América do Norte. Atualmente dedica-se ao seu espetáculo solo Itaca.

bottom of page